Guia do Ouvinte - Agosto 2006

Início FM  Programação da FM Sobre
Cadastre-se na FM
Estamos atualizando o cadastro de ouvintes
da Rádio Cultura FM
Ajude-nos a dar mais eficiência à nossa comunicação
Preencha o formulário e envie >>


TALENTO EM DOSE DUPLA
Estela Ribeiro e Sabrina Parlatore apresentam programas da TV Cultura

Duas jovens apresentadoras emprestam seu talento a programas da TV Cultura: Sabrina Parlatore, no Vitrine, e Estela Ribeiro, nas produções de música clássica.

Sabrina Parlatore é tão célebre que já virou até verbete da Wikipédia, a enciclopédia da internet que tem mais verbetes que a Enciclopédia Britânica. Lá podemos ler que ela tem 31 anos e começou a carreira como modelo aos 16. As atividades na televisão se iniciaram como apresentadora na MTV, em 1995, migrando para a Bandeirantes em 2000. Na TV Cultura, ela chegou há pouco mais de um ano, realizando uma antiga aspiração.

"Eu sempre quis trabalhar na Cultura, porque me identificava com uma emissora que coloca a qualidade em primeiro lugar", conta. Na emissora, ela divide a apresentação de Vitrine com Rodrigo Rodrigues.
"É a etapa mais madura da minha carreira", diz. Além de apresentar o programa, Sabrina tem a incumbência de fazer reportagens.

"Claro que deu um friozinho na barriga quando eu soube que ia ter que me virar sozinha, saindo com a equipe para fazer reportagem sem a presença de um diretor ou produtor", confessa. Alguns dos momentos mais marcantes da nova atividade de Sabrina foram a entrevista com o autor Paulo Autran e a presença, em Brasília, no Congresso Nacional, na sessão que marcou o confronto entre os ex-deputados Roberto Jefferson e José Dirceu.

"É uma delícia, um trabalho muito mais completo do que eu fazia na MTV ou na Bandeirantes", afirma. "Ainda me considero uma aprendiz nessa área, e acho que estou me desenvolvendo bastante", reflete, elogiando seu parceiro de programa: "é muito gostoso trabalhar com o Rodrigo, uma pessoa divertida e que está sempre me ajudando e dando toques".

Estela Ribeiro é a encarregada de dar uma face jovem e arejada à programação de clássicos da TV. Aos 26 anos de idade, ela apresenta os quatro programas que se revezam no horário de domingo, ao meio-dia: Movimento, Por Dentro Da Orquestra, Prelúdio e Resumo da Ópera. Além disso, Estela também pode ser vista no domingo à noite, em Fortíssimo Ópera e Fortíssimo Dança.

Atriz, Estela atuou no musical Chicago, e está ensaiando um outro, Sweet Charity, com estréia prevista para setembro. Sua carreira televisiva começou no ano 2000, e inclui atuações em programas como Playhouse Disney, do Disney Channel.

Formada em jornalismo, ela tem afinidade com o mundo da música de concerto por causa dos 14 anos de estudo de balé clássico. "Não sou especialista nem musicista, mas, graças ao balé, já estava familiarizada com os grandes compositores e seu universo", afirma.

Na televisão, sua tarefa é aproximar a música clássica do grande público. "Os espectadores são tão leigos quanto eu, e têm as mesmas curiosidades", opina. "Quando faço entrevistas, peço para o entrevistado bater um papo comigo".

O clima de conversa informal com o espectador funciona, assim, como fator de aproximação. "Quero ajudar a desmistificar o universo da música clássica, e mostrar que os grandes músicos são pessoas normais, diminuindo a distância entre eles e o público", afirma.

TV CULTURA
VITRINE. Sex, às 21h. Reapresentação: dom, às 14h30.
MOVIMENTO; POR DENTRO DA ORQUESTRA; PRELÚDIO; RESUMO DA ÓPERA. Dom, às 12h.
FORTÍSSIMO ÓPERA; FORTÍSSIMO DANÇA. Dom, às 00h30


Endereço - Fale Conosco
© 1996-2006 Fundação Padre Anchieta